segunda-feira, 23 de junho de 2008

Por que engasgamos?

A reação é sinal de que alimento pegou o caminho errado rumo ao sistema digestório...


Você está todo satisfeito comendo um saco de pipoca e, de repente... engasga! Cof! Cof! Cof! Sua tosse faz aparecer gente de todo o lado. Um dá tapas nas suas costas. Outro pede para você beber água. E, claro, que não poderia faltar alguém pedindo ajuda aos céus: "São Brás! São Brás! No saco tem mais!". O fato é que em determinado momento você desengasga e volta a comer a pipoca como se nada tivesse acontecido. Mas o que realmente acontece quando nos engasgamos?


O engasgo com qualquer comida ou bebida é um reflexo de que o alimento pegou o caminho errado rumo ao sistema digestório. Tudo começa com uma falha na laringe, órgão localizado na garganta, responsável pela produção de som para a fala e também pela passagem do ar.

Ela é formada por estruturas cartilaginosas -- isto é, feitas de tecido resistente e flexível --, entre as quais está a epiglote -- que pode ser comparada a uma tampinha (veja o desenho). A epiglote abre e fecha, independentemente da nossa vontade, inúmeras vezes ao longo do dia, regulando a passagem do ar e dos alimentos.


Quando inspiramos e expiramos, seja pelo nariz ou pela boca, a epiglote está aberta e o ar passa pela laringe rumo aos pulmões. Quando ingerimos qualquer alimento, seja sólido ou líquido, ela precisa estar fechada, interrompendo a passagem para a laringe. Assim, o alimento segue pelo esôfago até alcançar o estômago, onde ocorre a maior parte do processo de digestão.

De vez em quando, a epiglote falha em seu fechamento. Aí, o alimento que deveria seguir pelo esôfago pega o caminho errado: é desviado para a laringe! Como este órgão é preparado para receber apenas ar, ele sofre uma irritação (o engasgo!). Detectando que não é o ar que está ali, as terminações nervosas da laringe reagem provocando a tosse para expelir o material que pegou o caminho do aparelho respiratório. A expulsão ocorre pelos orifícios de entrada do ar, tanto pela boca quanto pelo nariz, e o engasgo passa. Ufa!

17 comentários:

sarah cristina disse...

quando engasgamos e porque a epiglote naõ fechou a tempo ai o alimento enta no tubo errado e porisso que se engasga

camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ai que legal! entendi direitino sua esplicasão ,adorei vocês estão de parabéns

Unknown disse...

muito legal, vou tomar + cuidado com a epiglote, ufa !!! qur alivio

Anônimo disse...

isso está mal feito para que esses poemas feios??????????

Anônimo disse...

isso está mal feito para que esses poemas feios??????????

Anônimo disse...

ssss«epoglote» o que isso?

Anônimo disse...

adorei sua explicação foi demais estão de parabens

César André disse...

Muito maneiro ... foi a forma mais direta, bem popular e de fácil entendimento que vi até hoje sobre o engasgo. Parabéns ao criador pela ilustração e pela forma de explicação.

Anônimo disse...

obrigada vcs me ajudaram muito

Anônimo disse...

Muito Obrigado Me Ajudou Muito Com Isso,Quem Postou Ta De Parabens'--'

Anônimo disse...

eu não gostei muito dessa explicação..ficou parescendo que era uma bringadeira de criança e não deu pra entende muito pelo mesmo eu não entendi não sei vçssssss......

Anônimo disse...

Muito obrigada, me ajudo muito no meu trabalho de ciências.

Anônimo disse...

Parabéns, me ajudou muito na minha pesquisa!!!

Tereza Amália Pinheiro disse...

Entendi isto do engasgo, mas e se engasgarmos com água, e estamos sozinhos, não conseguimos respirar, o ar não passa de jeito nenhum, nem tossirmos podemos, isto aconteceu comigo recentemente, quase morri sozinha. Só consegui respirar quase nem sei alguns segundos depois, me pedindo calma e fé em Deus!! O que fazer neste caso?

Anônimo disse...

Tu é burro pra caralho

Davi Paladini disse...

Evolução não é perfeita.
Se fosse um ser mágico super poderoso que nos tivesse projetado, poderíamos comer e respirar ao mesmo tempo, como os golfinhos por exemplo.